Jaime Silva



Sou Jaime Silva, 68 anos, corpinho de 67, cabeça de 36 e ainda um eterno jovem aprendiz. Sou advogado e atualmente curso Psicanálise Clínica no IBPC – Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica. Publiquei 15 livros e meu grande sonho é ajudar pessoas a perderem seus medos, sendo o principal deles, o medo de falar em público.

Biografia do Autor

S ou água, terra e ar. Digo isso porque amo navegar de caiaque, fazer trilhas, escaladas e também voar de parapente. Gosto desse contato com a natureza. Esse contato é mágico, me permite tirar foto de tudo, coisa que amo fazer. E também sair por aí com meu detector de metal procurando relíquias antigas enterradas em ruinas abandonadas.

Nasci numa vila muito pequena, chamada Vila Limoeiro, às margens do rio São Francisco, no município de Pão de Açúcar, Alagoas. Aliás, a Vila Limoeiro é considerada a vila mais antiga do Brasil e aqui preciso explicar: vila que ainda não virou cidade. Não estou falando da Vila de São Vicente e de Cananeia, pois as mesmas viraram cidades.

Mudei para Brasília, com minha família, com onze anos e lá fiz de tudo para ajudar meus pais. Fui engraxate, vendi frutas e verduras num carrinho de mão, vendi mel de abelha (depois descobri que era mel falsificado, feito de açúcar), cortinas de plástico que minha mãe fazia e pasme, lavei e passei roupa para fora e muito mais. Todos esses detalhes estão no meu livro e na palestra: O Segredo Para Explodir Todos os Medos.

Retornei para Alagoas e moro na cidade histórica de Penedo.

Recentemente fiz uma viagem de caiaque de Pão de Açúcar até Belo Monte, de 25 quilômetros, pelo Velho Chico, com minha cadela, Lolita. Essa viagem me inspirou a escrever o livro: Lolita, Minha Adorável Vira-lata. Aprendi a ter uma admiração e respeito muito grande pelos cães.

A coisa que eu mais gostava, quando criança, era tomar banho no rio (São Francisco, o Velho Chico) e certa vez minha mãe me falou: “Meu filho, estou vendo a hora de você virar peixe, já está até nascendo escamas em você” e eu respondi: “E eu quero é virar peixe mesmo, mamãe, só assim vou morar junto com as piranhas”. Minha avó, que era mouca, estava passando por perto falou: “Odete, (Odete é minha mãe), dê uma pisa de catingueira nesse menino, onde já se viu, com essa idade já querer morar com as piranhas. Que putaria é essa, minha filha?!”.


Essa resposta que dei para minha mãe, anos depois percebi, era a timidez que tinha se apoderado de mim.
Eu me considerava a pessoa mais tímida do mundo.

"Eu me considerava...

...a pessoa mais tímida do mundo."

E u mesmo fui uma pessoa extremamente tímida e essa timidez me prejudicou absurdamente, mas não me entreguei a ela, e com a ajuda de uma lenda, chamada A Lenda do Capitão Terror-dos-Mares, contada para mim pelo meu avô materno, quando eu era criança, entre 10 e 11 anos, consegui vencer a famigerada timidez.

Deu certo para mim, agora quero ajudar outras pessoas que sofrem com seus medos e têm dificuldade para falar em público por conta da timidez. A timidez é uma doença terminal, se você não a tratar a tempo, e para isso me inspirei na Lenda do Capitão Terror-dos-Mares e escrevi a palestra: O Segredo Para Explodir Todos os Medos e concomitantemente escrevi o livro com o mesmo nome.

Top
Enviar WhatsApp
Precisa de ajuda?
Precisa de ajuda? Fale conosco agora!
Powered by